Polícias Civil e Militar cumprem mandados da 'Operação Godos' em Rurópolis
Polícias Civil e Militar de Rurópolis participam de megaoperação contra crime organizado na região Norte
Polícia Civil / Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (12), as Polícias Civil e Militar de Rurópolis deflagraram uma ação integrada no âmbito da "Operação Godos", em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A operação cumpriu mandado de prisão temporária contra suspeito, além de busca e apreensão em imóvel onde foram localizados objetos relacionados às investigações.
De acordo com a Polícia Civil, o preso foi conduzido à Delegacia de Rurópolis, onde passou por procedimentos cabíveis e segue à disposição da Justiça. A ação foi coordenada no município pelo delegado Ariosnaldo Vital Filho e pelo major Manoel Vieira, que destacaram o êxito total no cumprimento das ordens judiciais.
Ação integrada em quatro estados
A Operação Godos é considerada uma das maiores ações contra o crime organizado já realizadas na região Norte. Coordenada pelo MP-RO, com apoio das Polícias Civil e Militar e do Ministério Público Federal, ela teve desdobramentos em Rondônia, Pará, Amazonas e Mato Grosso.
A investigação aponta a existência de uma organização criminosa envolvida em extorsões, esbulhos possessórios, desmatamento ilegal, homicídios, tortura, porte ilegal de armas e lavagem de dinheiro. O grupo atuava principalmente na zona rural de Nova Mutum Paraná, em Rondônia, onde utilizava a violência e ameaças para tomar posse de terras e explorar recursos naturais.
Durante a operação, o Ministério Público obteve decisão judicial determinando o bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens, direitos e valores, que correspondem a danos materiais, ambientais e patrimoniais provocados pelas ações do grupo.
O esquema teria movimentado mais de R$ 110 milhões entre 2020 e 2025 e causado desmatamento em cerca de 25 mil hectares, o equivalente a 35 mil campos de futebol, conforme dados divulgados pelo MP-RO.
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
Confronto em Rondônia
O principal líder da organização criminosa morreu em confronto com a polícia durante o cumprimento dos mandados na capital, Porto Velho. Ele reagiu à abordagem e foi baleado. A esposa dele também foi atingida e levada a um hospital.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e RegiãoFONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/11/12/policias-civil-e-militar-cumprem-mandados-da-operacao-godos-em-ruropolis.ghtml