Após calorão, Sudeste tem queda de temperatura no fim de semana e chuva forte, especialmente no litoral de SP e do RJ
Frente fria se formou no Sul do país e chega ao Sudeste nesta sexta-feira, causando chuvas intensas no fim de semana. Inmet emitiu alerta de perigo para o estado do Rio e o sul de Minas Gerais. Veja os destaques da previsão do tempo
Após uma semana de calorão, com as temperaturas passando dos 30ºC, os termômetros no Sudeste devem despencar no fim de semana com a chegada de uma frente fria que vem do sul do país.
Esta sexta-feira (8) ainda vai ser de tempo quente e abafado em São Paulo e Rio de Janeiro, o que vai reforçar as chuvas intensas que chegam com a frente fria.
🚨 Especificamente para todo o estado do Rio e o sul de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo, válido da manhã desta sexta até a manhã de sábado (9), para chuvas e ventos intensos, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O tempo abafado já é por causa do calor e da umidade alta e esses são ingredientes para os temporais, reforçando o que virá com a frente fria.
O tempo começa a mudar no fim desta tarde com possibilidade de chuva e queda das temperaturas no sábado.
🌡️ O fim de semana começa com máxima de 22°C em São Paulo e de 25°C no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as máximas seguem acima dos 25°C, mas com tempo encoberto.
⛈️Chuva intensa e risco de deslizamento
O frio vem acompanhado de chuva intensa. Os órgãos de monitoramento alertam para risco de deslizamento nas regiões de serra e litorânea dos estados.
👉 Os alertas são para o Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, litoral Sul e Norte de São Paulo.
A frente fria se estende até domingo (10), com algumas pancadas de chuva e as temperaturas começando a subir.
“A frente fria já se afasta no domingo, o ar frio vai perder força e a temperatura já começa a subir. No litoral de São Paulo o tempo ainda fica um pouco mais fechado, com chuva a qualquer hora, mas não vamos ter registro de chuva forte”, explica o meteorologista Fábio Luengo.
Enquanto a frente fria chega ao Sudeste, o Sul deve ter uma trégua de chuva no fim de semana, com pancadas de chuvas isoladas em Santa Catarina e oeste do Paraná.
Previsão para cada região do país
Confira como deve ficar o tempo nesta sexta, segundo a Climatempo:
Região Sul - Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, o dia é com sol, ainda entre muitas nuvens. Na serra catarinense, no norte e litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no sudoeste e leste do Paraná, chove várias vezes, mas o sol aparece um pouco, entre muitas nuvens.
As demais áreas do Paraná têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
Região Sudeste - Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio no decorrer desta sexta. O litoral central e norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro ficam em alerta máximo para chuva muito volumosa, que pode causar transtornos como alagamentos e queda da barreira.
Região Centro-Oeste - Em Goiânia, em quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o dia é com sol e sem chuva. Há risco de chuva moderada em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
Região Nordeste - Uma mudança na circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera espalha umidade sobre o Nordeste e aumenta as condições para chuva na maior parte da região.
No centro-sul e leste do Piauí, no interior da Bahia e no sertão de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e do Piauí, o dia é com muito sol e algumas nuvens, mas não chove.
Região Norte - Condições de ar quente e úmido predominam no Norte do Brasil e geram nuvens carregadas sobre praticamente toda a região. Apenas o extremo sul do Tocantins, divisa com Goiás, tem um dia com sol e sem chuva.
No vídeo a seguir, o g1 explica a crise do clima em gráficos e mapas:
Entenda a crise do clima em gráficos e mapasFONTE: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/12/08/apos-calorao-sudeste-tem-queda-de-temperatura-no-fim-de-semana-e-chuva-forte.ghtml