(Foto: Reprodução) A startup piauiense de robótica educativa que está redefinindo o ensino brasileiro. Nascida no litoral do Piauí, a TRON Robótica Educativa é uma startup brasileira que está redefinindo a educação por meio da tecnologia. Fundada com a missão de tornar o processo de ensinar e aprender uma experiência cativante, a empresa utiliza a robótica como ferramenta principal para o desenvolvimento integral de crianças e jovens.
Aula do Método TRON em uma das escolas contempladas em Teresina no Piauí.
TRON Robótica Educativa
O Método TRON e seu propósito com a Educação e a Tecnologia
Um dos robôs educativos, o Robô TRON/ Os livros: Método TRON - Um Primeiro Conceito e Método TRON - Robótica Passiva (Infantil).
TRON Robótica Educativa
O livro Guia de Justificativa Pedagógica, onde a TRON embasa a Metodologia de Ensino de Robótica TRON.
TRON Robótica Educativa
O grande diferencial da TRON está no seu método de ensino próprio: o Método TRON. Inspirado em abordagens construtivistas e construcionistas, e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o método valoriza a cultura maker, o pensamento computacional, a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Dividido em duas vertentes — Robótica Infantil, para a Educação Infantil, e Robótica Ativa, para os ensinos Fundamental e Médio — o método é aplicado em escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil. Utilizando kits exclusivos, robôs autorais, roteiros pedagógicos e materiais próprios, os alunos aprendem de forma interdisciplinar e conectada à realidade escolar.
Outro ponto forte do método é sua integração com outras disciplinas e a promoção de eventos como feiras de robótica, nas quais os alunos aplicam na prática seus conhecimentos em projetos que envolvem ciências, matemática, história, artes e muito mais. É uma vivência que transforma a escola em um espaço de protagonismo estudantil.
Tudo isso é viabilizado por meio da formação continuada de professores, que são preparados para atuarem como mediadores da robótica educativa na rotina escolar, garantindo qualidade e significado à aprendizagem.
Alunos do Método TRON durante a Feira de Robótica da escola.
TRON Robótica Educativa
Tecnologias Criadas pela TRON
Além da metodologia educacional, a TRON também é responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que expandem o uso da robótica educativa para outras áreas:
● Tecnologia MR: dispositivo que, ao ser fixado ao corpo, converte estímulos sonoros em vibrações táteis no tórax, permitindo que as pessoas sintam a música por meio do tato. Pensado especialmente para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o recurso promove experiências inclusivas e permite a percepção musical por outros sentidos, como o tato, além de possibilitar aplicações com biofeedbacks sensoriais.
O influenciador Alex Bill e a estudante Maria Rita Alcanfor, inspiração da tecnologia MR, no Rock in Rio 2022.
TRON Robótica Educativa
● Bee Box: colmeia feita em impressora 3D com material biodegradável, voltada para a preservação de abelhas sem ferrão e a promoção da meliponicultura.
Colmeias Bee Box instaladas na Reserva Fortes em Teresina no Piauí. Nas colmeias residem abelhas sem ferrão.
TRON Robótica Educativa
● Smart Boxing: luva de boxe inteligente idealizada por Whindersson Nunes, equipada com sensores que transmitem dados de desempenho via Bluetooth para um aplicativo próprio. É uma ferramenta de monitoramento esportivo que surgiu a partir da aplicação dos princípios da robótica educativa.
Whindersson Nunes e Gildário Lima durante o teste da Smart Boxing durante o Kingpyn em Dublin na Irlanda (2024).
TRON Robótica Educativa
Esses projetos mostram como a TRON vai além da sala de aula, transformando ideias educacionais em soluções concretas com impacto social, ambiental e tecnológico.
Instituto Expande: Democratizando o Acesso à Tecnologia
Fiel ao seu compromisso com a inclusão, a TRON criou o Instituto Expande, seu braço social. O projeto leva a robótica educativa a crianças em situação de vulnerabilidade por meio da criação de laboratórios de tecnologia em comunidades periféricas.
Inauguração do EXPANDE na cidade de Bom Jesus no Piauí (2023).
TRON Robótica Educativa
Com o apoio de parceiros como o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e o Instituto Vida Videira (IVV), o Expande já inaugurou unidades em cidades como Bom Jesus (PI) e Fortaleza (CE). Esses espaços oferecem acesso gratuito à educação tecnológica, incentivando o protagonismo juvenil e abrindo caminhos para o futuro.
Segundo Gildário Lima, sócio fundador da TRON, “O projeto tem o objetivo de fazer com que esses jovens despertem interesse para conhecer e até seguir carreira nas áreas que serão experimentadas no laboratório”.
Formatura da Primeira turma do EXPANDE na cidade de Bom Jesus no Piauí (2024).
TRON Robótica Educativa
O programa pode ser apoiado por empresas, parlamentares, instituições públicas e doadores individuais. Em breve, será possível solicitar ou patrocinar uma unidade do Instituto Expande por meio do site da TRON.
Um Futuro Promissor
Com atuação crescente em diversas regiões do país, reconhecimento por sua abordagem pedagógica e soluções tecnológicas próprias, a TRON se consolida como uma referência em robótica educativa no Brasil.
Seu compromisso com a inovação, a formação docente e a inclusão tecnológica projeta um futuro em que cada vez mais estudantes poderão aprender com significado, criatividade e propósito.
Saiba mais em: https://tron-edu.com