Inatel celebra 60 anos com inauguração de centro de pesquisa sobre 5G e 6G
31/03/2025
(Foto: Reprodução) Instituição sediada em Santa Rita do Sapucaí (MG) comemora seis décadas de história com contribuições a formação de profissionais, pesquisa e desenvolvimento do setor de telecomunicações. Inatel celebra 60 anos de inovação e transformação tecnológica
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG) completa 60 anos de história nesta segunda-feira (31) e como parte das comemorações irá inaugurar, na terça (1º), o laboratório do projeto xGMobile, dedicado ao desenvolvimento de Redes 5G e 6G.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em 2023, o Inatel foi reconhecido como o Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G - xGMobile. O projeto é pioneiro nessas tecnologias no Brasil e tem um investimento previsto de R$ 72 milhões nos próximos anos.
O xGMobile combina a formação de especialistas com a criação de soluções voltadas para o 5G e pesquisas para o futuro 6G. Os projetos abrangem uma variedade de temas, apresentando soluções tecnológicas para suportar aplicações voltadas para vários setores, como agronegócio, cidades inteligentes, indústria 4.0, mineração, saúde e logística.
Inatel é um dos responsáveis pela tecnologias de 5G no Brasil
Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)
Por meio do projeto, serão oferecidos workshops, cursos de curta duração em várias trilhas e uma pós-graduação em Redes de Comunicações Móveis 5G, além de estabelecer parcerias estratégicas com empresas, startups e outras instituições de ciência e tecnologia, nacionais e internacionais, resultando em lançamentos inovadores.
No xGMobile, as organizações que participam da Associação Tecnológica têm acesso à documentação técnica e aos resultados de pesquisas, podem licenciar propriedade intelectual e receber consultoria, treinamento e capacitação de colaboradores.
Inatel - referência em formação e pesquisa tecnológica
Inatel: Instituto Nacional de Telecomunicações
Reprodução/EPTV
Fundado em 1965, o Inatel foi a primeira Instituição de ensino superior de engenharia de telecomunicações do país. O objetivo do instituto era suprir a carência de profissionais qualificados para atender ao relevante crescimento do setor no país e se tornou um dos mais prestigiados centros em inovação, formação acadêmica e contribuições ao desenvolvimento do setor tecnológico do país.
O Instituto abriga centros de pesquisa que lideram projetos de ponta em colaboração com empresas e organizações, contribuindo diretamente para o avanço da ciência e da indústria tecnológica brasileira.
A instituição tem liderado avanços em áreas como redes de telecomunicações, incluindo o desenvolvimento do 6G, Internet das Coisas (IoT) e tecnologias para cidades inteligentes e a indústria 4.0.
Com um modelo acadêmico que alia teoria e prática, o Inatel é pioneiro na capacitação de engenheiros especializados em telecomunicações, eletrônica, computação e outras áreas tecnológicas e tem um índice de 88% – um dos mais altos do país – de empregabilidade de seus alunos.
O instituto também oferece suporte para que alunos e ex-alunos desenvolvam seus próprios negócios, criando soluções inovadoras e contribuindo para o ecossistema tecnológico.
Celebrações dos 60 anos
Entre as atividades comemorativas de seu aniversário, o Inatel irá fazer uma exposição das tecnologias desenvolvidas nestas seis décadas e o lançamento de uma cápsula do tempo, que reunirá as memórias do passado e presente, projetando no futuro o legado da Instituição para as próximas gerações.
As celebrações se estendem ao longo do ano, com uma série de eventos. Em abril, estão previstos o Culto Ecumênico e a Festa da Família, reunindo colaboradores e familiares e Encontro Nacional de Ex-Alunos. Em setembro, há a Comenda Inatel, quando são prestigiadas as personalidades que se destacaram na área da tecnologia.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas