Moraes convoca ex-secretário de segurança Richard Nunes para depor no caso Marielle
04/10/2024
Em seu despacho, o ministro determinou a convocação do general Nunes e outras testemunhas que já haviam sido indicadas por réus, mas não responderam ou não compareceram aos depoimentos. Secretário de Segurança do RJ, general Richard Nunes
Reprodução TV Globo
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a convocação do ex-secretário de segurança do Rio Richard Nunes para depor como testemunha na ação penal que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, em 2018.
Em seu despacho, o ministro determinou a convocação de Nunes e outras testemunhas que já haviam sido indicadas por réus, mas não responderam ou não compareceram aos depoimentos. A convocação foi noticiada primeiramente pelo jornal O Globo.
General de Exército, Richard era secretário durante um período de intervenção federal na segurança pública do Rio.
Durante o período em que esteve à frente da secretaria, Nunes evitou conceder entrevistas sobre o Caso Marielle. Apesar disso, ele participava de reuniões semanais com o chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa; com o delegado titular da Delegacia de Homicídios, Giniton Lages; e com o então promotor do caso, Homero Freitas.
Rivaldo foi apontado pela Polícia Federal como mentor do assassinato da vereadora e está preso. Giniton é investigado por obstrução nas apurações do caso.Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, que, segundo a PF, são os mandantes do crime, também estão presos.