Polícia Civil faz operação contra fake news nas eleições municipais em Itapetininga
10/12/2024
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral. Operação investiga prática de denunciação caluniosa eleitoral. Polícia Civil faz operação contra fake news nas eleições municipais em Itapetininga
Polícia Civil de Itapetininga/Divulgação
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (10), a primeira fase da Operação Fake News, que investiga fraudes relacionadas às eleições municipais de 2024 em Itapetininga (SP). Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A operação, conduzida pela Seccional de Itapetininga e pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), apura a prática de denunciação caluniosa eleitoral, conforme o artigo 326-A do Código Eleitoral. A pena é de reclusão de dois a oito anos e multa.
Durante a operação, foram apreendidos três celulares, um dispositivo Media Center e uma televisão.
"Até o momento, foram identificados dois alvos principais. No entanto, acredita-se que outros indivíduos tenham colaborado em conluio para fraudar e influenciar a integridade do pleito democrático ocorrido no último dia 6 de outubro. Utilizaram das redes sociais para disseminar informações sabidamente inverídicas para expor autoridades públicas", informou a Polícia Civil.
Ainda segundo as autoridades, o material apreendido será analisado, e novas medidas investigativas poderão ser adotadas para identificar outros possíveis envolvidos na ação criminosa.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM