(Foto: Reprodução) A campanha do ‘novo Senac’ trabalha com o conceito ‘Para ser o que você quer ser. Senac.’, unindo a constante evolução da Educação, do mercado de trabalho às necessidades de potenciais alunos.
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Senac RJ
Um mundo em constante transformação. Uma Educação em constante evolução. Novas tecnologias, novos sonhos, novas necessidades e oportunidades. Como unir uma experiência de mais de 70 anos em formação profissional às constantes renovações do mercado de trabalho? Observando esse contexto, e ouvindo e atendendo às necessidades das empresas ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ vem redesenhando seu portfólio, lançando novos cursos e investindo em equipamentos e tecnologias de ponta. Para transmitir essa mudança, esse “novo Senac” passou por um reposicionamento de marca e, desde agosto passado, vem trabalhando a campanha “Para ser o que você quer ser. Senac.”.
Gerente de Comunicação e Marca do Senac RJ, Christiane Oliveira explica que a ideia é posicionar o Senac sempre a um passo a frente de como a instituição já é conhecida, “uma referência na formação e desenvolvimento paras novas profissões e as atuais, tendo como fio condutor a inovação, a transversalidade da tecnologia, o olhar atento às necessidades dos consumidores e do mercado”, resume ela.
Mesmo com o compromisso e o propósito do Senac RJ, ele vinha se distanciando do público jovem, aquele público que vai atrás de startups e instituições de ensino com variadas promessas. Mas como competir com a experiência e a atuação do Senac RJ? Não é fácil encontrar uma instituição com tamanha capilaridade e portfólio tão amplo, que ensine e prepare seus alunos para os reais desafios do mercado, diferenciando-os nos seus respectivos campos de atuação.
“As grandes transformações na Educação têm levado as instituições de ensino a repensarem seus produtos e a forma como se relacionam com seus públicos. No Senac RJ, não está sendo diferente”, explica Christiane.
O que muda na prática?
O Senac RJ vem atuando no seguinte sentido:
• Revisão de portfólio e lançamento de novos cursos;
• Nova metodologia de criação de cursos:
Foco em cursos mais rápidos (presenciais e on-line)
Trilhas modulares de desenvolvimento, para que o aluno assuma o protagonismo da sua carreira.
• Modernização dos espaços. Nova ambiência das Unidades, novos formatos de laboratório, uso de tecnologia de ponta. Ex.: Lab de Saúde com simulação realística.
• Definição de áreas prioritárias: Tecnologia, Saúde (humana e pet), Gastronomia e Gestão.
A campanha de reposicionamento
Segundo Eloisa Pinheiro, Head de Atendimento da agência Binder, o maior desafio nesse reposicionamento do Senac foi não deixar de fora qualquer aspecto importante da atuação da instituição no Rio de Janeiro na hora de reunir e traduzir essa relevância num conceito e numa campanha. “O público e as demandas dele (Senac RJ) são tão diversos, e as camadas em que o Senac atua são tão profundas que traduzir isso em frase ou frases que passasse tudo o que precisava ser dito, e ter imagens que representassem isso, foi um trabalho incansável e em conjunto, porque nada podia ficar de fora”, explica.
O objetivo do trabalho, diz Eloisa, era traduzir as “dores” dos potenciais alunos da instituição.
“Isso porque, o Senac tem esse caráter transformador da vida de uma pessoa, e nesse contexto ele o faz porque acompanha e responde a cada necessidade desses indivíduos, entendendo a demanda, o mercado e o ecossistema econômico do estado que precisa de profissionais capacitados e formados muito além que só da parte teórica. E foi fácil entender os diferentes perfis de busca pelo Senac, pois a própria instituição é muito ouvinte dessas necessidades”.
Foi assim que a Binder conduziu a campanha, atingindo diretamente aqueles que buscam o primeiro emprego, os que querem se aperfeiçoar e galgar novas posições no mercado de trabalho ou até aqueles que querem mudar de rota profissional, incluindo os que querem empreender.
O resultado foi uma campanha que traduz a real dimensão do Senac, colocando o aluno como protagonista da sua própria jornada, onde ele pode escolher o futuro, o sonho que quer abraçar, tendo como guia a instituição de ensino. Assim surgiu o conceito “Pra ser o que você quer ser. Senac.”
Confira algumas peças da campanha:
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