VÍDEOS: Criminosos furtam carros estacionados; Polícia aponta alta de 11% nos casos no AM
De acordo com a polícia, os registros de crimes dessa natureza aumentaram 11% nos últimos meses na cidade, gerando um alerta para os motoristas. Bandidos realizam furtos de objetos em carros estacionados em Manaus
Vídeos de câmeras de segurança capturaram criminosos furtando objetos de carros estacionados em Manaus. Os flagrantes ocorreram em datas e locais distintos. De acordo com a polícia, os registros de crimes dessa natureza aumentaram 11% nos últimos meses na cidade, gerando um alerta para os motoristas. Assista acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Nos últimos meses, a polícia tem investigado furtos a veículos, especialmente na Zona Centro-Sul de Manaus. Um dos casos envolveu o furto de uma grande quantia em dinheiro, que foi levado de dentro de um veículo no momento em que a vítima o deixou estacionado. As caminhonetes têm sido o principal alvo dos criminosos.
"Registramos um grande índice de furtos em caminhonetes. Tem crescido nos últimos meses. Já prendemos várias pessoas no 22º Distrito Integrado de Polícia, por crimes principalmente em veículos Hilux. Eles não estão nem usando o dispositivo 'chapolin', mas ferramentas pela maçaneta da porta, conseguem abrir as portas. Não deixam sinais, não deixam rastros. Ou seja, uma prática que chama atenção da polícia", informou o delegado titular da delegacia, Adriano Félix.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o furto de veículos teve um crescimento no estado em relação ao ano passado. Em 2023, foram registrados 1.344 furtos, e em 2024, esse número chegou a 1.502, representando um aumento de 11%.
Para evitar crimes, especialistas recomendam reforçar a segurança dos veículos com a instalação de alarmes, rastreadores GPS, travas de volante e de pedais. No sábado (7), um motorista de aplicativo desapareceu enquanto realizava uma corrida na rodovia AM-010. O veículo só foi localizado graças ao sistema GPS.
Métodos usados por criminosos
Nos últimos meses, furtos a caminhonetes, praticados na área Centro-Sul de Manaus, começaram a ser registrados e investigados pela Polícia Civil do Amazonas (pc-am). O 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP), responsável por apurar os crimes nesta zona da cidade, notou o método utilizado pelos suspeitos para ter acesso aos veículos: ferramentas conhecidas como chave de fenda.
Segundo o delegado Adriano Félix, titular do 22° DIP, geralmente, os infratores aproveitam dos momentos em que os proprietários estacionam os carros em shoppings, academias, drogarias e supermercados e entram nos estabelecimentos para fazer suas compras.
O 22º DIP começou a apurar os furtos deste tipo há aproximadamente seis meses, sendo possível notar aa nova tática usada pelos autores. Um dos casos investigados, foi o furto de um valor expressivo de um dinheiro em espécie, no momento em que a vítima deixou seu carro estacionado em um estabelecimento comercial.
Segundo o delegado, o que também facilita o furto com chave de fenda, é o fato dos alarmes das caminhonetes mais antigas não serem acionados quando alguém tenta destravar a porta do carro.
Outro método de furto à carros – antigos, mas ainda usados – que é o dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”. Ele também é muito utilizado em carros que ficam estacionados em estabelecimentos comerciais, e impedem a ativação dos alarmes e travas de segurança dos carros.FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/10/videos-criminosos-furtam-carros-estacionados-policia-aponta-alta-de-11percent-nos-casos-no-am.ghtml