Amazonas fica abaixo da meta de alfabetização em 2024 e registra queda nos índices
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Amazonas tem índice preocupante em alfabetização
O Amazonas não alcançou a meta de alfabetização infantil projetada para 2024. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que o estado teve 49,17% de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, o índice é abaixo da meta de 56,8% e abaixo do resultado de 2023, que foi de 52,2%.
A capital amazonense, Manaus, também teve queda nos indicadores. Em 2023, o município registrou 52,2% de alunos alfabetizados. Em 2024, o índice caiu para 50,13%, abaixo da meta local.
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De acordo com o MEC, os dados fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e são baseados nas avaliações aplicadas pelas redes públicas. Para 2025, a meta do estado é atingir 61,3%.
🔎De acordo com o Ministério da Educação, são considerados estudantes alfabetizados aqueles que leem pequenos textos, produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal.
🔎E que ainda escrevem com desvios ortográficos textos que circulam na vida cotidiana para comunicação simples, como convidar ou lembrar de algo.
Percentual de municípios com resultados melhores em 2024
Reprodução/MEC
Os municípios com os piores índices são Uarini (11,25%), Envira (19,30%) e Caapiranga (21,72%). Já entre os melhores resultados estão Japurá, que alcançou 91,93% de crianças alfabetizadas, seguido por Atalaia do Norte (84,07%) e Itamarati (82,23%).
Para o coordenador jurídico do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), Lambert Mello, os resultados divulgados pelo Ministério da Educação refletem uma série de falhas estruturais e de gestão.
Segundo ele, embora a responsabilidade direta pela alfabetização seja dos municípios, o governo do estado também tem papel relevante, especialmente por manter escolas que atendem ao ensino fundamental 1, etapa em que a alfabetização deve ocorrer.
"O governo do Estado tem falhado bastante. Não tem dado suporte técnico, não tem dado essa contribuição necessária para que as prefeituras possam resolver os graves problemas de falta de estrutura, os graves problemas de falta de apoio aos profissionais da educação e principalmente também de permanência dos estudantes nas escolas", disse.
Lambert também criticou a falta de valorização dos profissionais da educação, apontando que a ausência de reajustes salariais, formação continuada e respeito à categoria afeta diretamente a qualidade do ensino.
"Estamos com mais de três meses de atraso na data-base dos professores da Seduc. O governo deve 13,22% de inflação acumulada. Isso desmotiva o profissional e compromete o processo de alfabetização", completou.
Ele ainda destacou que propostas de antecipar a alfabetização para a pré-escola, como vem sendo discutido na Prefeitura de Manaus, são inadequadas e desrespeitam o desenvolvimento infantil.
Em nota, a Secretaria de Educação do Amazonas informou que está promovendo uma mobilização junto aos municípios do estado com o objetivo de discutir e implementar novas estratégias para elevar os índices de participação e proficiência no sistema de avaliação. Entre as primeiras ações previstas está a formação continuada em apropriação de resultados e intervenção pedagógica, iniciada na terça-feira (16).
O g1 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e aguarda retorno.
Meta nacional
A meta nacional para 2024 era de 59,9%, e o país alcançou 59,2%. A expectativa do MEC é atingir 80% de crianças alfabetizadas até 2030.
"Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. A gente quer 100%, esse é o objetivo, mas pelo menos 80%", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a divulgação dos dados, na última sexta-feira (11).
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