‘Ave fantasma’ é resgatada ferida em Ji-Paraná, RO
22/11/2025
(Foto: Reprodução) ‘Ave fantasma’ é resgatada em área urbana de Ji-Paraná, RO
Um urutau, popularmente chamado de “ave fantasma” ou “mãe-da-lua”, foi encontrado ferido em Ji-Paraná (RO), nesta semana. O animal estava próximo ao anel viário da cidade e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. (veja acima o momento da captura)
Após o resgate, a ave foi encaminhada para a clínica da veterinária do município, onde permanece em tratamento. A expectativa é que, quando estiver totalmente recuperada, o urutau seja devolvido ao seu habitat natural.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RO em tempo real e de graça.
“Quando a gente captura um animal sem ferimentos, ele é solto em áreas adequadas, como reservas. Mas no caso do urutau, ele estava machucado e não tinha como ser devolvido imediatamente”, explicou o bombeiro Luiz Ricardo.
O caso chamou a atenção da equipe de resgate pela raridade com que o animal é visto. O urutau é conhecido pelo canto considerado “fantasmagórico” e pela camuflagem quase perfeita, que o faz se confundir com troncos de árvores para escapar de predadores.
De acordo com o biólogo Guilherme Marietto, a espécie pode ser encontrada em grande parte da América do Sul e também em regiões da América Central, vivendo em biomas como a Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. Ele explica que o urutau é bastante adaptável e consegue sobreviver em qualquer área florestada, exceto em locais muito frios.
Urutau resgatado em Ji-Paraná
Reprodução
Lendas e superstições
O urutau carrega, popularmente, lendas e superstições. Há quem acredite ele carrega um sinal de má sorte.
Algumas lendas sobre o animal contam a história de um bebê que foi abandonado na floresta pela mãe, como forma de proteção contra uma doença que abateu toda a comunidade onde vivia. O canto do urutau seria o choro do bebê pela mãe.
Outras histórias são mais românticas, como a de uma indígena que se apaixonou por um integrante do povo rival. No entanto, para evitar o relacionamento da filha com o inimigo, o pai decidiu matá-lo. Impedida de viver o romance, a jovem fugiu e se transformou em uma ave que chora todos os dias a perda do grande amor.
Urutau
Percival Gonzales/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Pescador tenta 'fazer amizade' com jacaré gigante e acaba virando 'isca' em RO
Vale do Apertado: cânion com paredões de 60 metros vira atração em Rondônia