Cidades do Acre aparecem com menores coberturas de planos de saúde em ranking
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em outubro, nº de beneficiários em planos de saúde no Acre chegou a 46.987
Getty Images
O Acre é um dos estados com menor acesso a planos e seguros privados de saúde, segundo uma pesquisa do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Dos 450 municípios dos sete estados a região Norte, apenas as duas maiores cidades do Acre aparecem na lista, e em baixas posições: Rio Branco, que ocupa a 16ª posição a nível regional e 343º a nível nacional, e Cruzeiro do Sul, no interior do estado, que é a 30ª regional e 411ª no ranking nacional.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A capital tem cobertura de 10,2% da população, enquanto a segunda maior cidade aparece com 1,7% de usuários de planos privados. O levantamento utilizou como fonte de dados a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e considera todos os tipos de contratos de planos de saúde, incluindo individuais, familiares e coletivos.
Trabalhador pode ter desconto no salário pelo plano de saúde ou vale-refeição?
De acordo com a ANS, o número de beneficiários em planos de saúde de assistência médica no Acre chegou a 46.987 em outubro deste ano.
Ainda segundo a plataforma na qual a agência disponibiliza informações, o estado tem cerca de 704 operadoras de serviço privado de saúde em atividade.
LEIA MAIS:
No AC, plano de saúde deve pagar R$ 6 mil em danos morais por falta de atendimento médico a paciente com gravidez de risco
Mulher trans no AC ganha indenização na Justiça após plano de saúde negar cirurgias: ‘não é estética’
Unimed é cobrada sobre demora na construção de pronto atendimento infantil em Rio Branco
Sete cidades do Acre não possuem médicos privados e dependem apenas do SUS, aponta levantamento
A pesquisa do CLP avaliou a saúde suplementar, que funciona como complemento ao Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte, o município com melhor desempenho no indicador é Canaã dos Carajás (PA), que ocupa a 74ª posição no ranking geral.
Já o pior resultado da região é registrado por Cametá (PA), que aparece na 418ª colocação, apenas 7 posições abaixo de Cruzeiro do Sul.
Necessidade
Usuários buscam planos privados em busca de menor espera por atendimentos
Edgar Pupo - Divulgação
Para a dona de casa Rosinele Soares da Silva, de 60 anos, a adesão ao plano de saúde se deu pela falta de tempo pela longa espera por atendimentos nos postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Fiz a assinatura de um plano de saúde em uma clínica dessa popular. A maior escolha foi por causa da falta de tempo para ser atendida por um médico no posto aqui do bairro. Pago um preço até baixo e ainda sou atendida por um especialista”, disse.
A idosa disse que chegou a esperar três horas por atendimento em 2024, quando precisou de atendimento para diabetes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco.
"Ano passado tive um mal súbito, cheguei na UPA passando mal e, mesmo assim, tive que esperar três horas para ser atendida no ambulatório", pontuou.
Reveja os telejornais do Acre