Com troca de plano, servidores que tratam câncer e fazem hemodiálise precisam viajar uma hora em SP
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Servidores da prefeitura de Araras sofrem com troca de convênio médico
Funcionários da Prefeitura de Araras (SP), que fazem tratamentos de câncer e hemodiálise, estão sofrendo com a troca de convênio médico.
Uma contratação emergencial foi feita, mas os pacientes precisam viajar mais de uma hora por dia para garantir os procedimentos.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
O servente de obras Daniel Alves da Cruz faz tratamento de câncer no reto. Ele tinha uma cirurgia marcada para o próximo dia 30 de outubro, mas agora não sabe quando será o procedimento.
Ele usava o convênio da Associação São Luiz Saúde que teve o contrato encerrado no dia 18 de outubro.
"Na sexta-feira eu recebi uma mensagem cancelando minha cirurgia que ia acontecer agora no dia 30 e simplesmente eles cancelaram e agora eu não tenho uma data prevista para acontecer isso. E faz um ano, estou desde outubro do ano passado fazendo tratamento, quimioterapia, radioterapia e estava na esperança de em uma semana estar livre disso e me acontece esse desacerto", lamentou.
A prefeitura fez a contratação emergencial de 6 meses de outra empresa, a Salusmed, por R$ 17,6 milhões. O anúncio foi feito há duas semanas no Diário Oficial, e a operação do novo plano de saúde começou no último domingo (19).
"Pelo que ele me falaram, vai me mandar lá para Campinas. Aí eu tenho que ter o acompanhante e tudo, tem todo esse empecilho também", afirmou Daniel.
Mais notícias da região:
TRÁFICO: VÍDEO: Dise apreende 301 tijolos de maconha em fazenda no interior de SP; droga seria do Paraguai
LUTO: Idoso de 71 anos morre 1 mês após acidente na SP-215 em Descalvado
INVESTIGAÇÃO: Agência de viagens alega falência e cerca de 300 pessoas ficam no prejuízo no interior de São Paulo
Servidores de Araras (SP) reclamam de transtornos após mudança de plano de saúde
Renan Ciconelo/EPTV
A monitora de alunos Desyrre Giust trata um câncer de mama e precisa de imunoterapia. Ela tinha uma sessão no dia 9 de outubro, mas não conseguiu fazer.
"A Salusmed disse que está trabalhando para alinhar as questões, mas até então eu não sei onde eu vou fazer esse tratamento, eu não sei se vai ser feito. O São Luiz disse que essa última quimioterapia assim que chegasse o medicamento iriam fazer, mas também não deu um prazo de quando vai fazer, nem aonde. Então a gente fica assim, sem entender, sem saber nada", desabafou.
Viagem para Campinas para tratamentos
Com o convênio anterior, a Santa Casa de Araras era referência para vários tipos de tratamentos, inclusive os de pacientes oncológicos. Mas outros procedimentos também aconteciam no hospital, como a hemodiálise, por exemplo.
Com o novo plano de saúde, isso mudou e muitos precisam viajar até Campinas para fazer tratamentos.
Leonardo de Angelis, advogado da Salusmed, disse que a empresa assumiu o contrato oito dias antes de começar o prazo e falou que a Salusmed tentou manter os tratamentos em Araras.
"Assim que assumimos o contrato, nós procuramos a Santa Casa de Araras, em observância ao necessário conforto do paciente, com o objetivo de garantir que as sessões de hemodiálise continuassem sendo realizadas na cidade de Araras. Que o único estabelecimento médico disponível para isso atualmente é a Santa Casa. Mas por uma questão política, comercial, uma estratégia da própria Santa Casa, ela se negou em prestar esse atendimento, em se credenciar, em firmar essa parceria com a Salusmed, com o argumento de que para ela isso não era interessante", afirmou.
Veja a reportagem completa do EPTV2:
Servidores da Prefeitura de Araras sofrem com troca de convênio médico de última hora
Em nota, a prefeitura afirmou que o contrato emergencial prevê 20 dias de adaptação. Depois desse prazo, a empresa precisa garantir o tratamento em Araras.
"Nos próximos dias, iniciará o atendimento em outra clínica de referência que fica a 20 minutos de Araras. Reduzirá o tempo de 1 hora de deslocamento para 20 minutos. Nós temos aqui a médio prazo um plano de implementar um ambulatório de hemodiálise na cidade, próprio da Salusmed", disse o advogado.
O que diz a Santa Casa de Araras
Em nota, a Santa Casa de Araras informou que o convênio São Luiz é provedor do hospital, e que oferece um serviço de assistência aos pacientes há décadas.
Sobre as alegações do advogado da Salusmed, disse que, quando fecharam o contrato, eles assumiram o compromisso de atender os servidores.
Informou ainda que a Salusmed alegou uma ampla cobertura com hospitais credenciados e, por isso, não tem interesse em fechar acordo com o convênio.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara