Conheça a bandeira do Piauí: símbolo destaca luta, união e história da 'terra querida'
19/10/2025
(Foto: Reprodução) Piauienses recebem e celebram bandeira do Piauí: 'símbolo de autoestima'
Neste domingo (19) é celebrado o Dia do Piauí. O símbolo do estado, a bandeira, tem uma data estampada: 13 de março de 1823. Faz referência ao único conflito armado na busca pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo. Além de representar a luta de um povo, o símbolo também carrega as cores da bandeira do Brasil.
"Simboliza união de um povo que detém uma história comum relacionada à cultura, política e outros costumes locais. A bandeira figura como um símbolo de união", afirma Gilvan Oliveira, historiador do Museu do Piauí.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Seu desenho consiste em um retângulo dividido em treze listas horizontais de mesma largura nas cores verde e amarelas intercaladas. Na parte superior direita há um cantão na cor azul com uma estrela branca no centro. Abaixo da estrela está escrito em branco: 13 DE MARÇO DE 1823.
Segundo o historiador Gilvan, a bandeira atual do estado foi adotada oficialmente em 1922 e alterada em 2005. Na década de 20, as cores nacionais foram inseridas para simbolizar a integração do Piauí ao Brasil. Já nos anos 2000, foi adicionado a inscrição da data da Batalha do Jenipapo.
Valorização da 'piauiensidade'
Em outubro, o Governo do Piauí começou a hastear bandeiras do estado em diferentes pontos de Teresina, Parnaíba e Picos para "exaltar o sentimento de pertencimento e valorizar a 'piauiensidade'".
Na capital, as bandeiras foram expostas nas avenidas Frei Serafim e João XXIII, além das pontes Juscelino Kubitschek, Estaiada, Primavera, Anselmo Dias e Tancredo Neves.
Em Parnaíba, os pontos incluíram as avenidas São Sebastião e Contorno e as pontes Simplício Dias e Ponte Nova. Já em Picos, a bandeira foi instalada na rotatória do bairro Junco.
"A bandeira do Piauí é o nosso símbolo principal e queremos colocá-la em posição de destaque, no ponto mais alto. Essa iniciativa celebra a data e exalta o orgulho de ser piauiense", afirmou o secretário estadual de Comunicação, Marcelo Nolleto.
Servidores celebram bandeira
Conheça a bandeira do Piauí: símbolo destaca luta, união e história da 'terra querida'
Reprodução
Outra ação foi distribuir bandeiras menores para a população nas três cidades. O g1 visitou o Centro Administrativo, em Teresina, e conversou com servidores estaduais que receberam as bandeiras e falaram sobre a importância desse símbolo.
"Em primeiro lugar, é importante ser piauiense, nordestino e brasileiro não só pela bandeira, mas isso é um gesto. Ainda diz a data que nós tivemos a independência. É uma forma de demonstrar amor", disse o servidor Ribamar Fernandes.
Ribamar mencionou a data inscrita abaixo da estrela branca da bandeira: 13 de maio de 1823, o dia em que brasileiros e portugueses guerrearam na Batalha do Jenipapo, em Campo Maior — o único conflito armado pela independência do Brasil.
Para o servidor Robson Silva, valorizar o Piauí significa ter orgulho do estado em que nasceu. "Não tenho vergonha de dizer que sou piauiense. A bandeira é um símbolo de autoestima", destacou.
Piauienses recebem e celebram bandeira do Piauí: 'símbolo de autoestima'
Eric Souza / g1
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube