Do interior de SP para o Oriente Médio: atleta mirim conquista ouro em campeonato mundial de jiu-jítsu aos 9 anos
22/11/2025
(Foto: Reprodução) Menina de 8 anos, brilha no jiu-jitsu e se prepara para competir em Abu Dhabi
É "matando um leão" por dia que Gabrielly Valentina, de apenas 9 anos, vem trilhando um caminho promissor no esporte, ao acumular medalhas nas categorias infantis no jiu-jitsu. Neste mês de novembro, a lutadora foi coroada com o maior título até em sua breve carreira: o Mundial.
Natural de Ourinhos (SP), Gabrielly, apelidada carinhosamente de "Tina", foi campeã do mundo na categoria "faixa cinza meio-pesado", em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no último dia 16 de novembro. Na grande final, ela superou uma atleta francesa e garantiu o ouro para o Brasil.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O mundial se soma a uma vasta coleção de conquistas, que inclui resultados expressivos como a medalha de prata no "campeonato europeu" em Roma, o vice‑campeonato no "pan-americano", além de títulos nacionais como o "campeonato paulista" e o bronze no "brasileiro kids 2024".
Em entrevista ao g1, a jovem campeã contou como foi participar da competição, enquanto seu pai, Ernani Scuculha, relembrou a trajetória que levou a família até o ouro.
🥇 Jornada da campeã
Aos 8 anos, atleta de Ourinhos é vice-campeã de jiu-jítsu na Itália
Arquivo pessoal
Trilhando um caminho repleto de desafios dentro e fora do tatame, Tina começou a se apaixonar pelo jiu-jítsu influenciada pelo pai, Ernani Scuculha, recebendo seu primeiro kimono aos dois anos de idade.
A curiosidade da pequena pelos tatames logo se transformou em talento, e desde então a ourinhense vem conquistando medalhas pelo interior de São Paulo e subindo em pódios pelo mundo.
Ao g1, Ernani revelou que, à medida que Tina demonstrava cada vez mais dedicação e paixão pelo esporte, ele se aprofundou no universo do jiu-jítsu, pesquisando competições importantes no Brasil e no exterior para que a filha pudesse participar.
Entre treinos de crossfit, aulas de jiu-jítsu, estudos e momentos de lazer, Tina foi ampliando sua coleção de medalhas. Com o objetivo de fortalecer o currículo da filha com competições internacionais, Ernani a cadastrou desde cedo em federações ao redor do mundo e providenciou seu passaporte.
A atleta mirim passou a subir em pódios não apenas no centro-oeste paulista, mas também em outros estados do Brasil e em competições internacionais.
Aos 8 anos, atleta de Ourinhos é vice-campeã de jiu-jítsu na Itália
Para tornar possível a participação de Tina no primeiro campeonato internacional, em Roma, seus pais chegaram a bater de porta em porta, organizar rifas e pedir ajuda no semáforo, esforço que rendeu à jovem atleta a medalha de prata na competição.
"Acho que a paixão que ela tem pelo esporte vai muito além disso. Ela se dedica mesmo e eu falo, 'como a gente vai desistir se ela não desiste?' Eu sempre levo isso comigo", relata Ernani em entrevista ao g1.
Aos 8 anos, atleta de Ourinhos é vice-campeã de jiu-jítsu na Itália
Arquivo pessoal
🏆 Campeonato Mundial
Para o campeonato mundial em Abu Dhabi, a rotina intensa continuou presente, e foi pelo suor e esforço que Tina conseguiu conquistar o primeiro lugar no pódio, vencendo uma atleta da França e levando o ouro para o interior de SP.
"Foi muito gratificante acompanhar a Tina nos treinamentos, na alimentação e nos desafios para esse campeonato. A chegada lá foi com a sensação que todo esforço e perseverança valeu a pena", conta Ernani em entrevista ao g1.
De Ourinhos para Abu Dhabi: atleta mirim conquista ouro em campeonato mundial de jiu-jítsu aos 9 anos
Arquivo pessoal
O reconhecimento, que já passou as barreiras nacionais, também acontece na cidade em que eles moram. Em maio, Tina recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Ourinhos pela conquista em Roma.
Além disso, a pequena reconhece a preparação intensa e pontua que os pontos altos da experiência foi conhecer a cultura de Abu Dhabi, o carinho com os atletas e a toda a organização do evento dentro da competição.
"Foi uma sensação única, uma experiência incrível, eu amei tudo", finaliza Tina.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região