Eleições 2024: mais da metade dos eleitores ainda não escolheu candidato a vereador em São Paulo e BH
04/10/2024
No Rio, 50% diz ainda não ter escolhido candidato e, no Recife, 48%. Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (4) mostrou decisão dos eleitores das quatro capitais. Eleição será realizada no domingo (6). Detalhe da urna eletrônica
Reprodução/TV Globo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (4) mostrou se os eleitores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife já escolheram seus candidatos para vereador nas eleições de 2024, que acontecem no domingo (6).
Na quinta-feira (3), o instituto divulgou a intenção de voto com os candidatos a prefeito das quatro capitais (veja os resultados ao final da reportagem).
De acordo com o levantamento, mais da metade dos eleitores entrevistados nas capitais paulista e mineira ainda não definiu em qual candidato a vereador vai votar.
No Rio, metade já tem o candidato ao cargo definido e, no Recife, mais da metade está definido.
Veja os números:
São Paulo
Na capital paulista, 6 em cada 10 eleitores ainda não escolheram os seus candidatos a vereador para a eleição de domingo (6).
Belo Horizonte
Entre os eleitores de Belo Horizonte, metade (52%) não escolheu em que vai votar para a Câmara Municipal, enquanto 48% disseram que já definiu seu voto. Pela margem de erro, há empate entre os que escolheram e que ainda está indeciso.
Rio de Janeiro
O cenário do Rio de Janeiro é de empate, com metade dos eleitores tendo escolhido seus candidatos a vereador e a outra metade, não.
Recife
A capital pernambucana vive cenário similar ao de Belo Horizonte, mas com pequena vantagem para os eleitores que já definiram seus votos (52%) em comparação aos que dizem não ter escolhido seu vereador (48%).
Veja os novos números do Datafolha em Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Intenções de voto
O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (3) pesquisas que mostram as intenções de voto do eleitorado para prefeito no 1º turno da eleição municipal em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Veja, abaixo, os números:
São Paulo
A pesquisa Datafolha indica empate triplo entre Guilherme Boulos (PSOL), com 26%, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal, (PRTB), ambos com 24%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Tabata Amaral (PSB) soma 11%, e José Luiz Datena (PSDB), 4%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e a "Folha de S.Paulo" foi realizada entre 1 e 3 de outubro e entrevistou presencialmente 1.806 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-09329/2024.
Belo Horizonte
A capital mineira também registra empate técnico triplo, segundo o Datafolha: Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) estão empatados com 21% cada um.
Na sequência aparecem Duda Salabert (PDT), com 9%, Gabriel (MDB), com 7%, e Rogério Correia (PT), com 6%.
A Datafolha, contratada pela Folha de São Paulo e pela Globo, realizou 1.120 entrevistas, presencialmente, em Belo Horizonte, entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Rio de Janeiro
O levantamento do Datafolha coloca o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) com 54% das intenções de voto, seguido de Alexandre Ramagem (PL), com 22%, e Tarcísio Motta (PSOL), que soma 4%.
A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 1 e 3 de outubro com 1.106 eleitores de 16 anos ou mais, foi encomendada pela Globo e Folha de S.Paulo, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00823/2024.
Recife
Atual prefeito, João Campos (PSB) lidera a disputa pera prefeitura com 74%, mostra o Datafolha. Em segundo lugar aparece Gilson Machado (PL), com 10% das intenções de voto. Daniel Coelho (PSD) tem 5% e Dani Portela (PSOL), 4%.