Entenda como incêndio em subestação no PR causou apagão em todos os estados e no DF
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Apagão atinge todos os estados brasileiros e o Distrito Federal
Um incêndio em uma subestação no Paraná provocou um apagão em todos os estados e no Distrito Federal.
Um reator da Eletrobras pegou fogo no início da madrugada na subestação de Bateias, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. À 0h32, a falha no Sistema Interligado Nacional provocou a interrupção de cerca de dez gigawatts de carga, afetando todas as regiões do país.
O SIN - Sistema Interligado Nacional - conecta praticamente todas as usinas de geração, linhas de transmissão e distribuidoras do país. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, com o incêndio, entrou em ação o Esquema Regional de Alívio de Carga: um mecanismo de proteção que desliga equipamentos automaticamente para restabelecer o equilíbrio entre a carga e a geração do sistema.
A interrupção de energia afetou todos os estados e o Distrito Federal. São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro foram os mais atingidos.
Entenda como incêndio em subestação no Paraná causou apagão em todos os estados e no DF
Jornal Nacional/ Reprodução
A câmera do Aeroporto Santos Dumont registrou o momento em que as luzes se apagaram e a queda de energia do outro lado da Baía de Guanabara, na Região Metropolitana do Rio. Em Porto Alegre, o desembarque no Aeroporto Salgado Filho foi com luzes de emergência. Escuridão também em São Paulo; em Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus; em Barreiras, na Bahia; e em Campo Grande.
O governo informou que, em uma hora, 90% do sistema foi totalmente restabelecido. No Sul, onde houve o incêndio, a situação foi normalizada por volta de 2h30.
Em entrevista ao programa "Bom dia, ministro", do governo federal, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a falha foi na transmissão:
“Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual em uma subestação da Eletrobras, e nós vamos apurar através desse relatório para poder evitar novos episódios desse tipo”.
A câmera do Aeroporto Santos Dumont registrou o momento em que as luzes se apagaram e a queda de energia do outro lado da Baía de Guanabara
Jornal Nacional/ Reprodução
O ministro se reuniu com representantes do ONS - o Operador Nacional do Sistema Elétrico - para avaliar o incidente. O ONS afirmou que foi uma “perturbação de grande porte” no sistema interligado, com corte de energia de forma controlada e temporária; e que a interrupção no fornecimento de energia, na prática, é uma medida de proteção, para evitar danos maiores.
Uma equipe da Aneel deve chegar ao Paraná nesta quarta-feira (15) para uma fiscalização na subestação onde ocorreu o incêndio. É parte da investigação que apura causas e responsabilidades. O relatório deve ser apresentado em 30 dias.
LEIA TAMBÉM
Apagão durante a madrugada é registrado em todos os estados e no DF
Entenda por que um incêndio em uma subestação no PR causou apagão em todo o país
Lula se reúne com ministro de Minas e Energia após apagão afetar 25 estados e o DF