Fábrica clandestina de medicamentos fitoterápicos é interditada em Teresina
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Vigilância Sanitária interdita produção clandestina de medicamentos fitoterápicos em Teresina
Vigilância Sanitária
Um estabelecimento que fabricava e prescrevia produtos com alegações terapêuticas de forma irregular foi interditado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa), na segunda-feira (9).
De acordo com a Vigilância Sanitária, foram apreendidas 10 tipos de garrafadas que estavam sendo comercializadas de forma irregular. Os produtos possuíam rótulos que indicavam alegações terapêuticas não permitidas pela legislação sanitária atual.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
As garrafadas, segundo a Vigilância, prometiam tratamento para condições de saúde como reumatismo, insônia e parasitoses, além de produtos para saúde feminina e masculina.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A responsável pela fábrica se apresentava como terapeuta holística natural e produzia e comercializava os produtos no imóvel, sem registro sanitário junto à Anvisa.
"No local, também foram apreendidos receituários com identificação da responsável, onde ela prescrevia as garrafadas fabricadas por ela", detalhou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
A Vigilância Sanitária alertou que a prescrição e indicação de produtos terapêuticos pode ser feita somente por médicos, odontólogos e outros profissionais autorizados por lei.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube