Fiscalização flagra desvio de água da Lagoa do Portinho para casa no litoral do Piauí
25/11/2025
(Foto: Reprodução) A fiscalização aconteceu após diversas denuncias de irregularidades ambientais na lagoa.
Leo Marques/TV Clube
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta terça-feira (25), uma fiscalização na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Durante a ação, duas situações irregulares foram identificadas, entre elas a retirada indevida de água da lagoa por um morador da região, feita por meio de um cano instalado no local.
Em entrevista ao g1, o auditor ambiental da Semarh, Eduardo Ganassoli, informou que a vistoria foi motivada pelo volume de denúncias recentes envolvendo a área. Na inspeção, os agentes encontraram um cano clandestino que captava água da lagoa e direcionava para uma residência próxima.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“O proprietário não apresentou, até o momento, qualquer documentação que autorize esse tipo de ação. Estamos aguardando a apresentação dos documentos, mas trata-se de um possível crime ambiental, e as devidas providências serão tomadas caso a suspeita seja confirmada”, explicou o auditor.
LEIA TAMBÉM:
Seca na Lagoa do Portinho é 'natural da região', afirma secretaria; moradores apontam recuo de 10 metros
Lagoa do Portinho secando: SEMARH ainda não sabe o motivo do assoreamento da lagoa
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Além disso, a equipe encontrou apetrechos de pesca proibidos espalhados às margens da lagoa. Os itens não podem ser utilizados durante o período da piracema, época destinada à reprodução dos peixes e que exige maior proteção ambiental.
A Semarh deve continuar as ações de fiscalização na região para coibir crimes ambientais e preservar o ecossistema da Lagoa do Portinho.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube