Iphan abre consulta pública para ajudar a reconhecer tacacazeiras como Patrimônio Cultural do Brasil
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Tacacá: o segredo do lanche de rua popular do Pará que faz a temperatura subir
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, na segunda-feira (20), uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre o registro do ofício das tacacazeiras como Patrimônio Cultural do Brasil.
O processo busca reconhecer oficialmente essa tradição amazônica ligada ao preparo do tacacá, uma das iguarias mais simbólicas da região Norte.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Como participar
Até o dia 19 de novembro de 2025, qualquer pessoa pode enviar opiniões, relatos, sugestões ou informações sobre o ofício tradicional.
As manifestações podem ser enviadas:
Por e-mail para conselho.consultivo@iphan.gov.br;
Por correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º andar, Brasília-DF, CEP 70390-135);
Pelo Protocolo Digital disponível no site oficial do Iphan.
Todas as contribuições serão analisadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão que decide sobre o reconhecimento de bens culturais no país.
Tacacá é uma comida típica da Região Norte do Brasil
Divulgação/Pai d'Égua Culinária Paraense
Tradição amazônica em destaque
O pedido de registro do Ofício de Tacacazeira começou em 2010, quando o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) solicitou a inclusão do saber no Livro dos Saberes, iniciativa ligada a um trabalho mais amplo sobre as tradições da mandioca no Pará.
Esse registro já havia sido reconhecido no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) em 2006.
Em 2024, o processo ganhou novo impulso com a elaboração de um dossiê técnico, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
O documento analisa a importância histórica, cultural e social do ofício das tacacazeiras e fortalece sua candidatura como Patrimônio Cultural do Brasil
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA