Mestre da sanfona de oito baixos, Luizinho Calixto foi incentivado por Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga

  • 27/06/2026
(Foto: Reprodução)
Luizinho Calixto, no quadro "Dedinho de Prosa", da TV Cabo Branco Reprodução/TV Cabo Branco O instrumentista Luizinho Calixto disse que foi incentivado a tocar por Jackson do Pandeiro. Ele, que é considerado um mestre da sanfona de oito baixos, foi entrevistado no quadro “Dedinho de Prosa”, na TV Cabo Branco, neste sábado (27). O pai de Luizinho Calixto consertava sanfonas e, um dia, quando Jackson do Pandeiro visitou a sua casa, comentou sobre a facilidade com que ele, ainda menino, improvisava tocar músicas batendo no assento da cadeira. “Eu tirava um forró do assento da cadeira, que era um pedaço de madeira, e no estofado, e eu fazia dele como se fosse uma sanfona. Nesse período, o Jackson esteve lá em casa, que já era amigo do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, e me pediram para tocar uma música para o Jackson. Aí eu toquei, ele ouviu, aí disse: ‘Vocês invistam nesse moleque, que ele tem potencial’”, contou Luizinho. Um dos momentos mais marcantes de sua vida envolveu o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Calixto tocava o acordeão de um amigo em um escritório quando Gonzaga entrou e sentou-se à sua frente. Ao perceber quem era, o paraibano parou de tocar. Dedinho de Prosa deste sábado (27) foi com o sanfoneiro Luizinho Calixto Reprodução/TV Cabo Branco "Ele disse: 'mas, rapaz, você já parou? Dá um bom toque, toque'. Eu falei: 'mas Seu Luiz, eu não sou acordeonista, eu toco sanfona de oito baixo's", contou. Gonzaga insistiu e elogiou o músico: "Dos últimos sanfoneiros que eu ouvi tocar... Ultimamente, você é a revelação". Meses depois, Luiz Gonzaga ligou para Calixto em Fortaleza e o presenteou com uma sanfona. Emocionado, o instrumentista perguntou o que poderia fazer para agradecer. "Ele disse: 'Quando você chegar em casa, reza um Pai Nosso e uma Ave-Maria para mim, que eu estou precisando'", relatou. Calixto cumpriu o pedido ao lado da esposa, rezando um terço em agradecimento. O músico revelou que, após esse episódio, só voltou a chegar perto do Rei do Baião no velório do artista, mas não teve coragem de olhar para o corpo. Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

FONTE: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2026/06/27/mestre-da-sanfona-de-oito-baixos-luizinho-calixto-foi-incentivado-por-jackson-do-pandeiro-e-luiz-gonzaga.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Desejo Imortal

Gusttavo Lima

top2
2. Oi Balde

Zé Neto e Cristiano

top3
3. Nosso Quadro

Ana Castela

top4
4. Anti-Hero

Taylor Swift

top5
5. Hold Me Closer

Elton John feat. Britney Spears

Anunciantes