Na Colômbia, AL apresenta projeto Filmaê com jovens de comunidades populares
25/10/2025
(Foto: Reprodução) Para o trabalhos, os jovens foram divididos em quatro grupos, colocaram o que foi aprendido em prática e produziram peças publicitárias realizadas em suas próprias comunidades.
Arquivo Pessoal
foi apresentado ao mundo na quinta-feira (24) na Semana Mundial da Unesco de Educação Midiática e Informacional, realizada em Cartagena, na Colômbia.
O Filmaê é de iniciativa da Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom) com o ONU-Habitat. O projeto utiliza o audiovisual para dar oportunidade aos jovens das comunidades populares de escrever roteiros, dirigir, filmar e produzir peças publicitárias sobre o impacto das políticas públicas em suas próprias comunidades.
O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, apresentou o Filmaê na Unesco e destacou que governos e cidades precisam estar cada vez mais próximos, por meio de uma comunicação pública mais humana, transparente e participativa.
Secretário Wendel Palhares
Arquivo Pessoal
Na Semana Mundial da Unesco, o oficial de projetos da entidade no Brasil, Rafael Radke, expressou grande satisfação e entusiasmo com as iniciativas do governo de Alagoas na área.
Além disso, afirmou que a apresentação feita pelo secretário de Comunicação do estado o deixou bastante animado com as iniciativas no tema que Alagoas tem realizado.
Transformação social e integridade da informação
Wendel Palhares lembrou que Alagoas foi, por décadas, mencionada na mídia nacional pelos piores indicadores sociais. Hoje, segundo ele, o estado vive uma “revolução silenciosa”, com a redução da insegurança alimentar grave de 36% para 5%.
O secretário também destacou o trabalho do Núcleo de Integridade da Informação, criado pelo Governo de Alagoas e reconhecido como referência nacional no combate à desinformação.
O núcleo integra ações de educação midiática, checagem de fatos e uso responsável da inteligência artificial na comunicação pública.
Veja os vídeos que estão em alta no g1