Operação Gota: mais de 3 mil pessoas foram vacinadas em 49 comunidades do Acre
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Criança vacinada durante Operação Gota
Foto: Tiago Araújo
Mais de 3 mil pessoas foram vacinadas durante a Operação Gota em oito cidades do Acre. As equipes percorreram 49 comunidades ribeirinhas e indígenas durante 17 dias para atualizar o calendário de vacinação com doses contra raiva, sarampo e outras doenças.
Um helicóptero do Ministério da Defesa levou agentes do Plano Nacional de Imunizações do Acre (PNI-AC) aos municípios de Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, onde ocorreu o mutirão.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) confirmou que 6.867 doses foram aplicadas durante a ação.
Com investimento de R$ 9 milhões, foram oferecidas vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Entre elas estão as vacinas contra hepatite B, poliomielite, rotavírus, influenza, Covid-19 e febre amarela, além de outras do calendário nacional do Ministério da Saúde.
LEIA MAIS
Mutirão busca vacinar mais de 3,6 mil pessoas em comunidades de difícil acesso no Acre
Mais de 30 mil doses contra sarampo são aplicadas em 3 meses no AC: 'Comunidade protegida salva vidas'
Em meio a alerta por surto na Bolívia, Acre aplica mais de 3 mil doses de vacina contra o sarampo em 12 dias
Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a ação alcançou 90% da meta inicial de público-alvo e contou com o apoio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira (FAB), além das secretarias Estaduais, municipais, de Saúde Indígena (Sesai) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Segundo o Ministério da Saúde, estão previstas 12 missões entre junho e dezembro. A meta é atender 48 áreas rurais e comunidades ribeirinhas até o fim do ano. A prioridade é a população que vive às margens do Rio Purus, no Vale do Juruá e no Baixo Acre, além dos moradores de 246 aldeias espalhadas pelo estado.
Operação Gota: público alvo é de mais de 3,6 mil pessoas no interior do Acre
Reveja os telejornais do Acre