Ossos, gotas de sangue e fios de cabelo: igrejas de Curitiba guardam relíquias de santos
14/09/2025
(Foto: Reprodução) Relíquias sagradas guardadas em igrejas de Curitiba
* Esta reportagem foi produzida com ajuda de inteligência artificial, com supervisão de jornalistas do g1 PR.
A cidade de Curitiba abriga diversas relíquias sagradas, objetos de devoção para os fiéis católicos. Segundo a Igreja, essas relíquias servem como um símbolo de fé, remetendo aos testemunhos de vida de santos e beatos.
O padre Marcos Honório, pároco da Catedral de Curitiba, explica que o papel das relíquias é "recordar a fé e o testemunho dessas pessoas no seguimento ao Evangelho".
As relíquias são divididas em classes. As de primeira classe são consideradas as mais importantes, pois são partes do corpo de um santo ou beato. Entre os exemplos estão pedaços de ossos, fios de cabelo ou gotas de sangue.
Já as relíquias de segunda classe são objetos que pertenceram ou tiveram contato direto com um santo, como peças de roupa ou itens de uso pessoal.
Relíquias em Curitiba
Reprodução/RPC
Leia também:
Investigação: Carro de homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR é achado dentro de bunker
Susto: Família procura por homem que desapareceu após ir a desfile do 7 de setembro e descobre que ele foi preso
Polícia: Secretário de Segurança do PR presta socorro a atropelado e descobre que homem era procurado pela Justiça
Relíquias em Curitiba
A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro da capital, preserva uma gotícula de sangue do Papa São João Paulo II. No local, também estão guardadas relíquias de Madre Paulina, a primeira santa brasileira, e de Santa Dulce dos Pobres, conhecida como o "anjo bom da Bahia".
O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, também em Curitiba, é um dos principais pontos de peregrinação na cidade. O local possui uma das maiores coleções do Brasil, com um total de 123 relíquias. Entre elas, está uma gota de sangue de São Padre Pio de Pietrelcina, um monge místico que teria lutado com o diabo.
O santuário também possui um fio de cabelo do Santo Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como padroeiro da internet, que em breve será canonizado.
Confiras algumas relíquias sagradas em Curitiba
Venerar, não adorar
O padre Jorge Fortunato, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, destaca a diferença entre venerar e adorar. "Nós veneramos os santos, não os adoramos. Nós adoramos apenas a Eucaristia, a presença real de Jesus no corpo e sangue consagrado. Adoramos a Deus", afirma o padre.
Ele explica que as relíquias remetem aos santos, que podem interceder pelos fiéis em orações e súplicas feitas a Deus.
Visitação
Na Catedral de Curitiba, o acesso às relíquias é restrito. Porém, conforme a igreja, a visitação ao museu dos itens é liberada nas Visitas Guiadas da Catedral, que acontece uma vez por mês por um guia voluntário, disponibilizada pela Prefeitura de Curitiba
O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe não oferece um projeto de visitação aos objetos, entretanto, segundo a igreja, as relíquias são expostas em celebrações e missas.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.