Pela primeira vez em quase 400 anos, integrante do alto escalão da família real britânica é preso
19/02/2026
(Foto: Reprodução) Ex-príncipe Andrew é preso na Inglaterra
Pela primeira vez em quase 400 anos, um integrante do alto escalão da família real britânica foi preso nesta quinta-feira (19). O ex-príncipe Andrew é investigado por ligações com o bilionário americano Jeffrey Epstein, acusado de comandar uma rede de tráfico sexual de mulheres. As suspeitas sobre o irmão do rei vão além de crimes sexuais.
Andrew é muito conhecido pelos britânicos como o filho favorito da Rainha Elizabeth. Agora, no reinado de seu irmão Charles III, a relação dele com a família real tem sido bem diferente. Em mais um escândalo, Andrew, nesta quinta-feira (19), foi detido pela polícia por suspeita de má conduta em cargo público.
A polícia fez buscas em endereços ligados à família real. Como em Sandringham - uma residência privativa do rei Charles, onde Andrew mora atualmente - e no Royal Lodge - uma mansão da coroa britânica - de onde ele foi despejado depois da nova onda de escândalos.
A polícia apura a denúncia de que Andrew teria compartilhado informações sigilosas do Reino Unido com o bilionário americano Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais. Epstein morreu na cadeia em 2019. Mas arquivos dele, divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, indicam que o então príncipe teria repassado relatórios sensíveis de viagens oficiais e de oportunidades de investimento. Andrew trabalhou como enviado comercial do Reino Unido entre 2001 e 2011.
Os arquivos de Epstein também trouxeram fotos como uma de Andrew, no chão, sobre o corpo de uma mulher. O agora ex-príncipe tem negado com veemência todas as acusações contra ele. O monarca, rei Charles, mais uma vez, demonstrou apoio total às investigações. Em uma nota, afirmou:
"O que se segue agora é o devido processo legal, justo e adequado, pelo qual esta questão será investigada, da maneira apropriada e pelas autoridades competentes. Permitam-me afirmar claramente: a lei deve seguir seu curso”.
Charles não deixou de cumprir sua agenda de trabalho. Nesta quinta-feira (19), participou de um evento de moda na capital britânica, a London Fashion Week.
O primeiro-ministro Keir Starmer, questionado sobre o caso de Andrew, disse que ninguém está acima da lei. A entrevista da rede BBC foi gravada antes do anúncio da operação policial.
Pela primeira vez em quase 400 anos, integrante do alto escalão da família real britânica é preso
Jornal Nacional/ Reprodução
É a primeira vez na história moderna que um membro sênior da família real é detido pela polícia. O gatilho exato dessa operação ainda não foi revelado. As pesquisas apontam Andrew como a figura mais impopular da realeza, e o primeiro escalão da coroa britânica quer distância dele.
O Palácio de Buckingham, em 2025, diante do aumento da pressão sobre o Caso Epstein, retirou todos os títulos reais que ele tinha - inclusive o de príncipe. Andrew, que pilotou helicópteros na Guerra das Malvinas, em 1982, também perdeu todas as patentes militares.
Além de má conduta em cargo público, Andrew é acusado de ter tido relações sexuais com a americana Virginia Giuffre - quando ela ainda era menor de idade. Os arquivos de Epstein trouxeram uma foto dos dois juntos. Virginia se suicidou em 2025. A família dela declarou nesta quinta-feira (19) que está com os corações aliviados por ver que ninguém está acima da lei, nem a realeza.
A polícia britânica também analisa alegações de tráfico sexual. Uma mulher diz ter sido enviada para o Reino Unido, a mando de Epstein, para ter relações com o então príncipe. O encontro teria ocorrido dentro do Royal Lodge, em 2010. A polícia declarou que “na hora certa” vai trazer mais detalhes dessa última operação.
Nesta quinta-feira (19) é o aniversário de Andrew. Ele completa 66 anos. No começo da noite, Andrew foi liberado depois de mais de 11 horas de interrogatório e segue sob investigação.
LEIA TAMBÉM
Divulgação de arquivos da Justiça americana expõem relações entre as pessoas mais poderosas do mundo com Jeffrey Epstein
Ex-príncipe Andrew é preso pela polícia do Reino Unido em meio a investigação sobre ligações com Epstein
Quais as acusações contra o ex-príncipe Andrew no caso Epstein?
Ex-príncipe Andrew: quem é o filho da rainha Elizabeth II acusado de ligação com caso Epstein