Programa Mais Formação, Mais renda prevê mais de 83 mil vagas em cursos
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Lançamento Programa Mais Formação, Mais Renda.
Gabriel Paulino
O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (24), o Programa Mais Formação, Mais Renda, considerado o maior pacote de qualificação profissional da história do Piauí. A iniciativa prevê a criação de mais de 83 mil vagas até 2030, distribuídas entre cursos profissionalizantes, técnicos, graduação, especialização, mestrado e doutorado, com impacto orçamentário estimado em mais de R$ 750 milhões.
As principais áreas contempladas são Logística, Energias Renováveis, Agro, Tecnologia e Inovação, além de Turismo e Serviços. O programa será executado em parceria com instituições públicas de ensino superior, centros de pesquisa, órgãos de fomento, instituições de tecnologia e o Sistema S, consolidando uma rede de cooperação voltada para a qualificação da juventude e dos trabalhadores piauienses.
“A ideia é fazer a maior expansão dos cursos de formação para o povo piauiense. Sempre vinculando esse aumento de vagas às reais oportunidades de trabalho, para que essa formação represente mais renda e a gente tenha a educação como importante papel no fortalecimento das rendas das famílias piauienses”, frisou o governador Rafael Fonteles.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a abrangência do programa. “Estamos ampliando o número de vagas nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, conectando essa oferta às demandas do mercado de trabalho. As áreas prioritárias são agro, energias renováveis, tecnologia, economia criativa, saúde e turismo. É mais qualificação, mais oportunidades e mais renda para o povo do Piauí”, explicou.
Novos campi universitários
Além da ampliação de vagas, o programa prevê a instalação de novos campi presenciais entre 2026 e 2027. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ganhará unidades em Barras, Paulistana, União e Valença. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) terá novos campi em Altos, Barras, Esperantina e Luzilândia. Já o PIT – Piauí Instituto de Tecnologia – expandirá sua presença em Amarante, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Curimatá, Elesbão Veloso, Floriano, Guadalupe, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Simões e Uruçuí.
A estudante Lanna Bastos reforçou a importância de investimentos como esse para abrir portas e transformar realidades. “Foi a partir do técnico integrado ao médio que eu tive a oportunidade de participar de vários programas, como os de prática agronômica juvenil, olimpíadas e o Programa ‘Do Piauí Para o Mundo’, o antigo Seduckhaton. Com essas experiências, eu tive a certeza que é na área da tecnologia que eu quero estar, e a partir dela quero transformar minha realidade e a de vários outros estudantes da minha comunidade, e também da sociedade como um todo”, disse.
O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges, destacou que a parceria vai ampliar a oferta de cursos na área de tecnologia. “A previsão inicial é de que ofertemos aproximadamente 10 mil vagas extras para capacitar os jovens piauienses ao longo de quatro anos, definindo progressivamente as áreas e os eixos conforme a demanda do Estado”, afirmou.
Programa Mais Formação, Mais Renda.
Gabriel Paulino
Programa Mais Formação, Mais Renda é lançado.
Gabriel Paulino