Quaest divulga nesta quarta-feira pesquisa com opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Tarifa ao Brasil é a maior em todas as cartas de Trump
A Quaest divulga, a partir desta quarta-feira (16), uma pesquisa com a opinião dos brasileiros sobre a tarifa de 50% a ser aplicada a partir de 1º de agosto a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2 mil pessoas entre a última quinta-feira (10) e segunda-feira (14). Os dados vão ser divulgados nesta quarta às 7h.
O anúncio da tarifa foi feito na quarta-feira (9) pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com o argumento de que o Brasil promove uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump disse, ainda, que a relação comercial entre os países é injusta, apesar de a balança comercial ser favorável aos EUA. Desde 2009, o Brasil compra mais do que vende para o mercado norte-americano (veja detalhes no infográfico abaixo).
Infográfico - Taxa de Trump sobre o Brasil
Arte/g1
O anúncio foi recebido com espanto por especialistas no Brasil e no mundo, que classificaram a decisão como político-ideológica. Entidades da indústria e da agropecuária brasileira manifestaram preocupação com o anúncio e disseram que as taxas ameaçam empregos.
Empresários de setores da indústria e do agronegócio se reuniram em Brasília com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e outros representantes do governo brasileiro para discutir a resposta ao aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos EUA.
Avaliação de Lula e intenções de voto
A pesquisa Quaest desta quarta também vai mostrar a avaliação do governo Lula. Nos próximos dias, está prevista a divulgação do levantamento com intenções de voto para 2026.
Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, os levantamentos a partir desta pesquisa e até a eleição de 2026 vão ser mensais.
“A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, afirmou Nunes.
Último levantamento
A pesquisa anterior da Quaest, divulgada em 4 de junho, indicou que 57% desaprovavam o governo Lula e 40% aprovavam.
Veja os números:
Desaprova: 57% (eram 56%)
Aprova: 40% (eram 41%)
Não sabe/não respondeu: 3%
O levantamento também mostrou que, pela primeira vez, nomes alternativos a Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República em 2026 empatavam com Lula num eventual segundo turno.
Lula estava tecnicamente empatado com Bolsonaro, Tarcísio (governador de São Paulo), a ex-primeira dama Michelle, Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).
Lula seguia à frente do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).