'Severina Xique Xique': música ícone na voz de Genival Lacerda foi gravada há 50 anos; conheça a história
Genival Lacerda canta Severina Xique Xique no Altas Horas, em 2019
🎶 "Quem não conhece Severina Xique Xique?". É com essa pergunta que Genival Lacerda (1931 - 2021) introduz a música que marcou gerações e se tornou a mais conhecida em sua voz. Em 2025, "Severina Xique Xique" está completando 50 anos de gravação.
Composta por João Gonçalves, "Severina Xique Xique" foi o maior sucesso da carreira de Genival Lacerda e até hoje é reconhecida nacionalmente como um dos grandes hinos da música nordestina. Foi com ela que Genival viajou pelo Brasil e ficou conhecido pela musicalidade e irreverência de seu trabalho.
Genival Lacerda, cantor paraibano que gravou "Severina Xique Xique" há 50 anos
Arquivo/Globo
Segundo João Lacerda, filho de Genival, o compositor João Gonçalves apresentou a letra de "Severina Xique Xique" ao amigo e cantor Genival Lacerda em uma tarde de domingo, em meados de 1974. João Gonçalves teria dito a Genival que já tinha mostrado a canção a Marinês e a outros artistas, que não quiseram gravá-la.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Genival Lacerda canta Severina Xique Xique
"João Gonçalves chegou em um dia domingo com um violão debaixo do braço na casa de Genival e disse: 'Olha, compadre, essa música que eu fiz. Já mostrei a Marinês (cantora) e o pessoal não quis gravar. Essa música será um sucesso com sua interpretação'. Genival gostou muito da música e a gravou", explicou João Lacerda.
Genival Lacerda apostou na letra de João Gonçalves e ficou conhecido nacionalmente
Arquivo/Globo
Naquele mesmo ano, Genival apostou na irreverência da letra de João e começou a cantar "Severina Xique Xique" nos chamados showmícios que eram realizados para as eleições, especificamente como parte da campanha eleitoral em que Enivaldo Ribeiro concorria à prefeitura de Campina Grande.
A canção foi oficialmente gravada no ano de 1975 pela gravadora Copacabana. Segundo dados obtidos pelo g1 junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão responsável por arrecadar e distribuir músicas, em 50 anos de história "Severina Xique Xique" já foi regravada 42 vezes.
Com o sucesso da música, Genival Lacerda conseguiu alçar voos cada vez maiores. Financeiramente, inclusive, foi com "Severina" que o artista paraibano conseguiu comprar a casa própria e oferecer mais conforto a família, segundo o próprio filho.
"Foi a primeira música que meu pai conseguiu comprar a primeira casa da família, é o primeiro sucesso é o primeiro filho. E eu fico muito orgulhoso de ter Genival Lacerda como meu pai e ter uma referência de uma música a nível nacional e internacional, que é 'Severina Xique Xique'", relatou João Lacerda.
Genival Lacerda e o filho João Lacerda
Arquivo Pessoal/João Lacerda
Agora, 50 anos depois da gravação oficial da música que marcou a carreira de Genival Lacerda e a história da família dele e de tantas gerações, o também músico e filho do artista, João Lacerda, ressalta que a canção segue sendo ouvida e celebrada por "qualquer canto do Brasil".
"[A música] Está completando 50 anos, e aonde canto essa música, do Oiapoque ao Chuí, em qualquer canto do Brasil, todo mundo canta e lembra. 'Severina Xique Xique' é uma música que está para Genival Lacerda como Asa Branca está para Luiz Gonzaga. E eu fico feliz em poder ter regravado continuando esse legado que meu pai deixou", ressalta João Lacerda.
Quem foi Severina?
Mas, afinal, quem foi a famosa "Severina Xique Xique" que deu nome a uma das canções mais conhecidas da música nordestina? Apesar de parecer óbvia, a pergunta pode não ter uma resposta.
Ainda segundo João Lacerca, Genival não chegou a dizer se Severina era apenas um personagem criado por João Gonçalves ou se realmente existiu.
Fato é que a mãe de Genival Lacerda também se chamava Severina, e por isso, muitas pessoas acabam associando a canção à mãe do artista - o que de acordo com o filho dele, não procede.
Genival não chegou a comentar se 'Severina Xique Xique' seria um personagem ou não. Por coincidência, a mãe dele, minha avó, dona Severina Lacerda Cavalcanti, era Severina, né? Mas [a música] não foi homenagem à Dona Severina que era a mãe dele", explica João Lacerda.
A consagração nacional de Genival Lacerda veio com "Severina Xique Xique", de 1975
Reprodução/TV Globo
'Severina Xique Xique' do forró ao rock
Das mais de 40 regravações da música composta por João Gonçalves, várias seguem o mesmo ritmo da gravação original na voz de Genival Lacerda: o forró. Entre elas, a do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys, que era amigo de "Seu Vavá", como carinhosamente Genival Lacerda também era chamado.
Ao g1, Waldonys disse que ideia de regravar "Severina Xique Xique" surgiu pela própria presença marcante de Genival em um de seus DVDs.
"Entre os inúmeros sucessos dele eu escolhi 'Severina Xique Xique' porque é um clássico, e eu não estou falando de clássico erudito, mas o clássico mesmo popular da MPB", disse Waldonys.
Para o artista cearense, um clássico musical mexe com a emoção das pessoas, e elas "reagem como se fosse a primeira vez que estão ouvindo". É assim que ele sente sempre que canta o grande clássico de Genival Lacerda, "Severina Xique Xique".
"O poder de um clássico é impressionante, porque o clássico é aquela música que mesmo sendo composta há muitos anos toda vida que você toca e canta as pessoas reagem como se fosse a primeira vez. No estúdio canto diversas músicas que eu entendo que vai fazer parte do projeto, aquela que se encaixa melhor comigo. E [Severina Xique Xique] ficou perfeita, caiu como uma luva junto com Genival Lacerda", relatou Waldonys.
A canção também foi regravada em muitos outros gêneros musicais, inclusive por Nando Reis, um dos grandes nomes do pop rock brasileiros, que escolheu a canção para compor o álbum "Bailão do Ruivão", de 2009.
E no caminho entre o forró e o rock, também coube uma versão cantada para crianças e gravada por Fernanda Takai. A cantora também disse ao g1 que escolheu regravar "Severina Xique Xique" por saber que a canção mexeria com a memória efetiva das pessoas.
"Quando escolhemos esse clássico do Genival, sabíamos que muita gente ia gostar de relembrar momentos gostosos que todos passamos em família cantando essa canção", disse Fernanda Takai.
A artista também ressaltou que Genival Lacerda é um artista que precisa ser apresentado a novas gerações de brasileiros - o que ela fez ao regravar o maior clássico do artista numa versão infantil.
"Genival Lacerda é daqueles artistas que a gente precisa apresentar às novas gerações, um tipo de música que representa enormemente o nosso Brasil", finalizou Fernanda Takai.
Vídeos mais assistidos do g1 ParaíbaFONTE: https://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2025/11/16/severina-xique-xique-musica-icone-na-voz-de-genival-lacerda-foi-gravada-ha-50-anos-conheca-a-historia.ghtml