Tartarugas de espécies diferentes são flagradas em acasalamento inédito em Fernando de Noronha; VÍDEO
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Acasalamento inédito entre tartarugas de espécies diferentes é flagrado em Noronha
O condutor de visitantes Pedro Oliveira registrou pela primeira vez o acasalamento entre tartarugas de espécies diferentes em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). A “cena de amor” foi entre uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) . O normal é o cruzamento de animais da mesma espécie.
Oliveira fez a filmagem durante um mergulho na Baía dos Porcos, na quarta-feira (3). Ele contou que o macho, uma tartaruga-de-pente, estava por cima, enquanto a fêmea, uma tartaruga-verde, aparecia por baixo. “Foi a primeira vez que vi o acasalamento de tartarugas de espécies diferentes”, relatou.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Registro inédito
O oceanógrafo Cláudio Bellini, coordenador do Centro Tamar, entidade que faz parte do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), é pesquisador na ilha há mais de 30 anos. Ele analisou a imagem e confirmou que o registro é uma cópula de espécies diferentes, caso inédito em Noronha.
Bellini explicou que o registro é especialmente importante porque não há tartarugas-de-pente adultas em Fernando de Noronha.
"Acredito que o macho é uma tartaruga-de-pente juvenil que aproveitou a chegada das fêmeas de tartaruga-verde. Elas estão na ilha para a temporada reprodutiva", avaliou o oceanógrafo.
Cópula inédita foi registrada na Baía dos Porcos
Pedro Oliveira/Acervo pessoal
Pesquisadores da Fundação Projeto Tamar, que atua em parceria com o Centro Tamar, também destacaram a relevância do registro e afirmaram que o caso pode ser ainda mais complexo.
Hibridismo
O cruzamento entre espécies diferentes pode gerar tartarugas híbridas. A coordenadora da Fundação suspeita que o macho filmado seja um desses animais.
"O registro é raro. As características físicas indicam que o macho pode ser híbrido, mas a confirmação depende de testes genéticos", falou a coordenadora da Fundação Projeto Tamar, Rafaelly Ventura.
Os estudiosos monitoram as tartarugas em Fernando de Noronha. Caso o animal suspeito de hibridismo seja encontrado novamente, deverá ser capturado para coleta de material e exames que confirmem a hipótese.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
g