Traficante Juraci Oliveira da Silva, o Jura, é preso em Porto Alegre
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Traficante Juraci Oliveira da Silva, o Jura, é preso em Porto Alegre
Apontado como chefe de uma organização criminosa do RS, o traficante Juraci Oliveira da Silva, o Jura, voltou a ser preso. De acordo com a Polícia Civil, ele foi capturado na quinta-feira (5) quando chegava a um estabelecimento comercial no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A prisão de Jura ocorreu no âmbito de uma operação da polícia contra o tráfico de drogas. O criminoso havia deixado a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) em 2023. Desde então, era monitorado por tornozeleira eletrônica.
"É com imensa satisifação que a gente comunica à população gaúcha que o principal líder do narcotráfico aqui da zona leste da capital, um dos traficantes históricos aqui do RS, conhecido como Jura, foi preso preventivamente", afirma o diretor de investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro.
Segundo a investigação, Jura chefiava um esquema de transporte e comercialização de maconha para organizações criminosas que atuam no estado. O grupo teria movimentado ao menos 4,5 toneladas de entorpecentes.
O g1 tenta contato com a defesa de Juraci Oliveira da Silva.
Juraci de Oliveira da Silva, o Jura, foi preso em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Prisão no Paraguai em 2010
Jura foi preso no Paraguai em 2010 por tráfico e homicídio. Ele progrediu de regime após o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion reconhecer que o preso obteve "requisito para progressão de regime em 31 de maio de 2016" e teve "conduta plenamente satisfatória", não registrando "comportamento contrário às normas de segurança e disciplina".
Jura também foi apontado como o responsável por intermediar a morte do ex-presidente do Cremers, Marco Antônio Becker, em dezembro de 2008. Ele foi absolvido com os outros réus pelo crime em 2023.
Em setembro de 2015, a Brigada Militar prendeu um irmão de Jura, que havia assumido o ponto de tráfico de drogas no Campo da Tuca, na capital gaúcha.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS