Trump diz que Ucrânia deveria realizar eleições presidenciais, mesmo em meio à guerra
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Donald Trump propõe eleições presidenciais para a Ucrânia
Em uma entrevista, Donald Trump criticou líderes europeus e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Disse que a Europa é decadente e sugeriu que a Ucrânia faça eleições presidenciais, mesmo com a guerra em andamento.
Em um dos momentos mais delicados desde a invasão russa, o presidente Zelensky passou o dia na Itália, buscando apoio. Primeiro, esteve com o Papa em Castel Gandolfo, a 30 km do Vaticano. Zelensky agradeceu a força humanitária de Leão XIV e discutiu a mediação do Vaticano para tentar trazer de volta crianças ucranianas supostamente sequestradas pela Rússia. Em nota, o Vaticano divulgou que o Papa repetiu a necessidade do diálogo e expressou o desejo de uma paz justa e duradoura.
Depois, o presidente ucraniano se encontrou com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Mas o clima diplomático foi sacudido pela entrevista concedida por Donald Trump ao site americano Politico. O presidente dos Estados Unidos atacou duramente a Europa, chamando o continente de grupo decadente de nações, liderado por gente fraca, e questionou a capacidade dos europeus de encerrar a guerra ou mesmo de manter coesão diante da crise migratória.
Trump também apontou o dedo diretamente para Zelensky. Afirmou que o governo da Ucrânia deveria considerar ceder territórios à Rússia. Disse ainda que a Ucrânia deveria pensar em eleições, mesmo sob lei marcial, algo rejeitado em Kiev por razões legais e de segurança.
Zelensky deve prosseguir a sua ação diplomática nesta semana para garantir que qualquer proposta de paz respeite a soberania e integridade territorial da Ucrânia. O que está em jogo não é apenas o futuro imediato do país, mas o reequilíbrio das alianças internacionais, em uma hora de grave tensão transatlântica.
Ainda na Itália, Zelensky disse que está disposto a organizar eleições presidenciais daqui a dois ou três meses - desde que os Estados Unidos e a União Europeia garantam a segurança para a votação.
Trump diz que Ucrânia deveria realizar eleições presidenciais, mesmo em meio à guerra
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
EUA podem desistir de paz na Ucrânia, diz filho de Trump
Zelensky espera mandar nesta terça (9) para os EUA nova proposta para acordo de paz com a Rússia