VÍDEO: bombeiro do RJ filmou a própria queda durante salto de base jump no ES
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra momento em que bombeiro do RJ cai de base jump no ES
Olhar para baixo já causa vertigem. Imagine, então, gravar e rever a própria queda de uma montanha de 850 metros de altura. O bombeiro do Rio de Janeiro Carlos Solto, que caiu após saltar de base jump da Pedra dos Cabritos, em Castelo, no Sul do Espírito Santo, compartilhou com o g1 as imagens do salto que fez no dia 13 de agosto e terminou em queda. Ele sobreviveu.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Na ocasião, ele foi resgatado e levado de helicóptero ao hospital com diversas fraturas. Na última quinta-feira (28), ele disse que ainda está fazendo tratamento médico e tratando os ferimentos por conta dos ferimentos.
As imagens (veja acima) foram captadas por duas câmeras, uma capturando imagens na horizontal, e outra, na vertical, que ficou acoplada ao capacete dele.
Bombeiro do Rio de Janeiro caiu de montanha no Espírito Santo
Acervo pessoal
Nas imagens do resgate que também foram feitas pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), é possível ver o piloto sendo imobilizado na pedra e, depois, içado pelo helicóptero.
O resgate
O base jump é um esporte radical em que o atleta salta em queda livre de uma estrutura alta e, durante a queda, abre um paraquedas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o equipamento da vítima girou no momento da queda. O homem ainda tentou controlar, mas foi jogado em direção à pedra e desceu batendo na encosta até cair em uma área de difícil acesso.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem ameaça clientes e dona de bar com motosserra ligada no ES
Motos já podem passar de graça nas 7 praças de pedágio na BR-101, no ES
Piloto de base jump e bombeiro de 40 anos caiu ao saltar de rampa em Castelo, Espírito Santo e chamou resgate
Reprodução/TV Gazeta
A equipe conseguiu chegar ao ponto na base da pedra, no meio da mata fechada, e encontrou o piloto com fraturas na perna direita, dores na costela e quadril, além de sentir dificuldade para respirar.
O helicóptero do Notaer foi acionado, o homem foi imobilizado e levado para o Hospital de Castelo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo os socorristas, após o primeiro atendimento, a vítima foi levada para a Santa Casa de Misericórdia, em Cachoeiro de Itapemirim.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que tomou conhecimento do acidente envolvendo um guarda-vidas lotado no 3º Grupamento Marítimo (3º GMAR durante prática esportiva de base jump.
Disse ainda que o militar encontra-se internado em unidade hospitalar, consciente e estável. E que está sendo providenciado o Transporte Inter-Hospitalar (TIH) aéreo para transferência ao Rio de Janeiro, tão logo haja autorização médica para o deslocamento.
Vítima precisou ser resgatada de helicóptero após cair em área de mata em rampa em Castelo, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo