Vigia, no Pará, celebra mais uma edição do Círio de Nazaré com programação cultural e exposição artística
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Círio de Vigia, no Pará.
Will Lee Santos
O município de Vigia, no nordeste do Pará, celebra neste ano o 328º Círio de Nazaré. A festividade será realizada no próximo dia (14) e contará com programação religiosa e cultural em homenagem à padroeira.
A tradição remonta a 1697, quando o padre jesuíta José Ferreira, em viagem para São Luís do Maranhão, teria conhecido a chamada “imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré” na cidade. O registro histórico consta na obra Crônica dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão, escrita por João Bettendorf, também jesuíta.
O livro relata que, já no final do século 17, os devotos da então Vila da Vigia de Nossa Senhora de Nazaré realizavam romarias e novenas em homenagem à santa.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Exposição e instalações artísticas
Neste ano, além da procissão, a programação inclui a exposição “Imagens da Devoção”, que será montada em uma das varandas do Santuário da Mãe de Deus, com apoio da prefeitura local. A exposição ficará aberta até início de dezembro.
O espaço vai reunir registros fotográficos do Círio, crônicas sobre a origem da devoção em Portugal, Vigia e Belém, ilustradas com imagens criadas por inteligência artificial, além da exibição de mantos da padroeira.
A mostra também contará com cerca de 90 pequenas berlindas confeccionadas por comunidades rurais e urbanas, formando uma instalação artística. Outra instalação vai reproduzir a “lenda do achado” da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em Vigia, em um mangal próximo ao local onde hoje está o Santuário.
Live e visita especial
Durante o período das celebrações, haverá ainda uma transmissão ao vivo com historiadores, antropólogos e especialistas em religiosidade popular e na cultura do Círio de Nazaré. A live será exibida pelas redes sociais da Paróquia, diretamente da sacristia barroca do Santuário.
Após os festejos do Círio de Belém, a Imagem Peregrina também fará uma visita a Vigia. O projeto é uma iniciativa do jornalista Nélio Palheta e tem coordenação do padre Silvestre Sales.
Vídeos com as principais notícias do Pará